blog do Josué Moura


PERSEGUIÇÃO:

“Roseana Sarney corta 55% dos recursos do Pólo de saúde de Porto Franco”, denuncia Secretária

 

A secretária de Saúde do município de Porto Franco, Valéria Macêdo, rebateu com veemência a decisão do governo Roseana Sarney, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES), em cortar 55% dos recursos do pólo de Saúde de Porto Franco destinados aos atendimentos de média complexidade de Porto Franco e dos demais municípios pertencentes ao pólo. Segundo ela, não houve critérios técnicos para a ação. “Tudo leva a crer que o critério de escolha foi simplesmente político”, afirmou.

A afirmação foi dada durante a sessão especial na Assembléia Legislativa que recebeu os integrantes do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems). A secretária informou que o corte não se justifica porque Porto Franco é um pólo de saúde que, além da população local, atende aos municípios de Campestre do Maranhão, Ribamar Fiquene, Lajeado Novo, São João do Paraíso e São Pedro dos Crentes, conforme definido no Plano Diretor de Regionalização – PDR do estado do Maranhão, totalizando uma população de 62.520 habitantes.

Mesmo com este grande contingente de pessoas, a SES realizou um corte intempestivo de recursos sem nem mesmo enviar para a cidade uma equipe de controle e avaliação da secretaria para verificar a capacidade e as instalações existentes no município. “Com esse corte o pólo de saúde de Porto Franco receberá R$ 222 mil para o custeio de média complexidade ambulatorial e hospitalar de toda a população. É impossível manter a estrutura atual em funcionamento com essa situação”, reclamou.

Outro aspecto ressaltado pela gestora foi o significativo aumento da demanda nos últimos meses, principalmente após iniciada a construção da Hidrelétrica de Estreito (Ceste). “Mesmo com as melhorias em Estreito, ainda assim grande parte dos atendimentos é levada a Porto Franco, porque é a cidade mais próxima com o melhor nível de resolutividade. Muitas pessoas procuram espontaneamente os nossos serviços de saúde, ou sendo conduzidos pelas ambulâncias do Ceste ou do próprio município de Estreito”, disse a secretária.

Atualmente o pólo de saúde de Porto Franco presta serviços ininterruptos em anestesiologia, cirurgia geral, pediatria, clínica médica, pronto socorro 24 horas, ginecologia/obstetrícia, ortopedia/Traumatologia, radiologia, ultrassonografia e laboratório de análises clínicas. Conta também com serviços de dermatologia, urologia, cardiologia, teste ergométrico, endoscopia digestiva, oftalmologia, fisioterapia, mastologia e cirurgia vascular. O hospital e maternidade Aderson Marinho mantém diariamente quatro médicos, três bioquímicos, 15 técnicos de enfermagem, um enfermeiro-chefe e um nutricionista.

“Antes a população de todos estes municípios, tinha que se deslocar para outros centros em busca de atendimento, principalmente as mulheres para terem os bebês. Nessa época a maioria das crianças desses municípios nascia em Tocantinópolis (TO) ou em Imperatriz. Após a implantação do pólo de saúde todos esses atendimentos passaram a ser realizados em Porto Franco. Para se ter uma idéia, desde 2005 não temos nenhum registro de óbito materno em nosso hospital, no entanto, esses serviços poderão deixar de serem prestados à população caso seja mantido o corte nos recursos”. enfatizou a secretária.

Valéria Macedo apontou um contrassenso na decisão do secretário Ricardo Murad porque com a decisão outros municípios passarão a receber recursos de média complexidade, mesmo sem possuir estrutura alguma para tal. “Para onde vão encaminhar seus pacientes até que tudo seja estruturado?” indagou.

Valéria Macedo informou  que  o município já entrou com   recurso administrativo junto à Comissão Intergestores Bipartite do     Maranhão – CIB/MA e junto à Comissão Intergestores Tripartite em Brasília, visando reverter as medidas impostas pela Secretaria de Estado da Saúde.



Escrito por Josué Moura às 09h01
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




PDT realiza convenção municipal em clima de otimismo

 

O PDT de Imperatriz realizou sua convenção municipal no último domingo (06/09) e elegeu seu diretório para o biênio 2010/2011, em clima de grande otimismo em relação ao crescimento da legenda na segunda maior cidade do Maranhão e o possível retorno de Jackson Lago ao governo ano que vem.

Além de Jackson Lago, a convenção, que teve um aspecto de encontro regional do partido, contou com a presença de lideranças do PDT  como o prefeito Deoclides Macedo, o ex-deputado Clodomir Paz, o ex-prefeito de Timon Chico Leitoa e de outros partidos, como o prefeito de Imperatriz Sebastião Madeira (PSDB), o ex-vice-governador Luiz Carlos Porto (PPS) e o ex-vereador e atual secretário de governo  do município, Carlinhos Amorim (PSB). Caravanas dos bairros de Imperatriz se fizeram presentes e até uma fanfarra ajudou a animar o evento.

O principal tema da Convenção do PDT imperatrizense foi à sucessão estadual do ano que vem. Os pedetistas querem uma eleição plebiscitária entre a oposição e o grupo Sarney. Todos os discursos, entre eles o de Jackson Lago sinalizaram no sentido de reeditar - logo no primeiro turno - uma grande frente partidária, tendo como cabeça de chapa o ex-governador, deposto pela Justiça Eleitoral num ato que foi considerado pela opinião pública nacional, como um verdadeiro golpe contra a democracia e a vontade popular do povo maranhense.

O novo diretório municipal do PDT de Imperatriz tem como presidente o empresário Fernando Teles Antunes e como membros da executiva o vice-prefeito Gean Carlo, o secretário de esporte e juventude Arnaldo Júnior, o assessor adjunto de comunicação do município Josué Moura,o secretário adjunto da Fazenda  Municipal Francisco Jéferson, Cícero Eletricista, entre outros antigos e novos filiados.

 

Sucessão estadual

Madeira é a favor de candidatura única das oposições em 2010

 

Para quem tinha dúvidas sobre a posição do prefeito de Imperatriz Sebastião Madeira (PSDB) em relação a sucessão estadual do ano que vem, a convenção do PDT municipal, domingo, 06, serviu para esclarecer alguns pontos nesse sentido, durante o discurso proferido pela maior liderança desse lado de cá do Maranhão: Madeira é a favor de uma candidatura única das oposições para a disputa contra o sarneysismo e este nome na opinião do tucano deve ser o do ex-governador desposto Jackson Lago.

Segundo Madeira, a estratégia de mais de uma candidatura utilizada na eleição passada não significa que pode dar acerto agora, já que naquele momento a conjuntura era outra, totalmente favorável, com o comando do estado nas mãos de José Reinaldo. “Agora não podemos diluir nossas forças”, disse.

“Já conversei com o deputado Roberto Rocha e o prefeito João Castelo e estamos cada vez mais convictos de que temos que fazer uma grande frente partidária para que possamos disputar a eleição do ano que vem”, informou.

“Temos que esquecer as diferenças e até alguma mágoa gerada por algum posicionamento político. Que os erros cometidos sirvam de exemplo para um redirecionamento no projeto de mudança do Maranhão iniciado pelo governador Jackson Lago, com o apoio da ampla maioria das oposições”, avaliou Madeira, informando que sua posição está de acordo também com o que tem ouvido do povo sul - maranhense que “só está esperando o dia da eleição para dar a resposta á àqueles que contrariaram a vontade do povo, derrubando um governo legitimamente escolhido pelo voto popular”.

A posição do prefeito Madeira também foi compartilhada por lideranças partidárias da região que estavam presentes ao evento, como o prefeito de Porto Franco, Deoclides Macedo (PDT) e Carlinhos Amorim (PSB). Este último chegou a afirmar que seja qual for o rumo partidário que tomar, lutará por “uma candidatura única e plebiscitária, capitaneada por Jackson Lago. “É uma questão de justiça”, disse Carlinhos.

 



Escrito por Josué Moura às 08h28
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Meu perfil
BRASIL, Nordeste, IMPERATRIZ, CENTRO, Homem, de 36 a 45 anos, Portuguese, English, Informática e Internet, Música, Livros
MSN -
Histórico
Outros sites
  UOL - O melhor conteúdo
  BOL - E-mail grátis
  Greenpeace
  Mulheres Fêmeas
  Portal Imperatriz
  Júpiter
  De tudo enquanto
  Repórter do Povo
  Só Cruzetas
  Fórum Karajás
  Blog do Walter Rodrigues
  Blog do Marco Franco
  Blog do John Cutrim
  Jornal Pequeno
  Prefeitura de Imperatriz - MA
Votação
  Dê uma nota para meu blog